terça-feira, 27 de maio de 2014

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NÃO FAZ FINANCIAMENTO PARA MORADORES DO PARQUE RODRIGO BARRETO, POIS “ESCRITURAS NÃO TERIAM VALIDADE”

     
Parque Rodrigo Barreto: maior bairro de Arujá em extensão territorial
e em número de moradores
     As escrituras que os moradores receberam no Parque Rodrigo Barreto seriam fajutas? Seriam as escrituras meia boca? Existe escritura fajuta ou meia boca? Pelo menos é isso o que alguns moradores vêm afirmando no bairro. Outra pergunta que não quer calar. O Parque Rodrigo Barreto estaria de fato regularizado?

     O prefeito de Arujá Abel Larini (PR) em 2012 fez uma verdadeira publicidade política afirmando que o Parque Rodrigo Barreto, finalmente estava regularizado e que os moradores que tinham comprado (adquirido os lotes) poderiam agora ter escrituras de seus terrenos. Não teriam direito à escritura àqueles moradores que tinham contrato de locação com a Imobiliária Continental, ou seja, a maioria das famílias.

     Através da máquina administrativa (Subprefeitura e CRAS de Arujá) a prefeitura convidou os munícipes a levarem documentos para receberem suas escrituras (no cartório de Santa Isabel), e assim foi feito. Através de publicações oficiais, a prefeitura de Arujá informa que cerca de mil moradores do Parque Rodrigo Barreto receberam suas escrituras. Acontece que as famílias que foram contempladas não conseguem financiamento na Caixa Econômica Federal de Arujá, devido à escritura em questão “não ter validade”.

     Um morador do Parque Rodrigo Barreto (vários moradores passaram por esta situação) se dirigiu até a Caixa Econômica Federal de Arujá com a escritura do imóvel do Parque Rodrigo Barreto, na intenção de obter um empréstimo. O referido cidadão ficou atônito, estarrecido, quando o gerente lhe informou que ele não poderia fazer o empréstimo devido à escritura do Parque Rodrigo Barreto não ter validade.

     Inconformado, o cidadão em questão pediu ao gerente que lhe fornecesse um documento explicando que o empréstimo não poderia ser realizado devido às escrituras do Barreto conter problemas. Na verdade, o gerente enrolou o referido cidadão durante uns 20 dias, até que disse a seguinte pérola: “A Gerência Geral da Caixa Econômica Federal não autorizou a confecção do referido documento”. Ou seja, a Caixa não libera financiamento devido a supostos problemas na escritura do Barreto, mas também não explica quais são os problemas, e também não libera nenhum documento oficial sobre o caso.

     O cidadão também não consegue abrir uma empresa no Parque Rodrigo Barreto, “por o bairro estar inserido em uma área de preservação ambiental”, pelo menos é isso que a CETESB diz. O vereador Gil do Gás (PRB) fez um requerimento ao Executivo, perguntando seguinte: “O bairro Parque Rodrigo Barreto está legalizado, então porque a não liberação da Inscrição Municipal para os comerciantes” (do bairro).

     O advogado e vereador Wilson Ferreira (PSB), também através de requerimento enviado ao prefeito, quer saber por que a Caixa Econômica Federal não libera financiamento aos moradores do Parque Rodrigo Barreto "que tem escrituras”. Será que os moradores do Parque Rodrigo Barreto caíram no conto das escrituras?


Nenhum comentário:

Postar um comentário