sexta-feira, 9 de maio de 2014

MOTOTAXISTAS FAZEM REUNIÃO NA CÂMARA DE SANTA ISABEL. PAUTA: CORREÇÕES E INFORMES DE INTERESSE DA CATEGORIA



Mototaxistas chegam para reunião (Clique em cima da
imagem e amplie o tamanho da foto)
Cerca de 80 mototaxistas compareceram no dia oito de maio no salão nobre da Câmara Municipal de Santa Isabel, atendendo chamado do líder da categoria, Claudio Martins Garcia, 43 anos, que trabalha na qualidade de mototáxi há mais de 10 anos em Santa Isabel. Claudio faria comunicado de interesse da categoria. No ano passado a lei municipal dos mototaxistas foi sancionada pelo prefeito de Santa Isabel, depois de aprovada pela Câmara de vereadores. O Secretário de Segurança e Trânsito de Santa Isabel Domingos Martins de Oliveira, conhecido por Capitão Martins (responsável pela fiscalização do mototaxistas) aproveitou o evento e alertou para alguns deslizes (não cumprimento da lei) que alguns mototaxistas vêm cometendo, como por exemplo, o uso do capacete fora de padronização e também o não uso da jaqueta (obrigatória) com as faixas reflexivas. Ele alertou também que se pegar mototaxista entregando entorpecentes (teria recebido denúncia, seria um tipo de Disque Droga) não haveria condescendência com essa pessoa, e o acusado, além de eliminado da categoria, responderia na forma da lei pelo seu ato. Por seu lado, o líder da categoria, Claudio Martins, disse que a chamada da reunião era para passar alguns informes aos profissionais, como por exemplo, o aviso de que os pontos do mototaxistas (dotados de cobertura e de bancos) que havia sido prometido, não vão sair. “A prefeitura não tem orçamento (recursos) para as instalações das coberturas”, disse Claudio, acrescentando que ele vem lutando para conseguir apoio financeiro de empresários para equipar os pontos dos mototaxistas. Claudio informou também que foi renovado o seguro de vida da categoria (a renovação é ano a ano). Por fim, Claudio Martins passou a informação de que o imposto sindical anual, contida em decreto municipal foi retirado, portanto, os mototaxistas de Santa Isabel não pagarão mais esse valor ao sindicato da categoria.
Secretário de Segurança e de Trânsito Capitão
Martins, conversa com mototaxistas. Vereador Mano's
(a esquerda) participou da reunião

QUATRO MULHERES TRABALHAM DE MOTOTAXISTAS EM SANTA ISABEL

O líder Claudio Martins, fala para os
mototaxistas

 

 Graziela e Glaucia , mototaxistas de Santa Isabel
Apesar de o número limite ser de 126 mototaxistas (a lei se baseia em um mototaxista para cada grupo de 400 habitantes) trabalha de forma legal em Santa Isabel, apenas 90 mototaxistas. Essa informação é do líder da categoria, Claudio Martins. Questionado sobre o fato, Martins disse que falta profissionais capacitados, ou seja, que se enquadram nos requisitos da lei. Desse número de 90 mototaxistas, quatro são mulheres, e duas delas compareceram à reunião do dia 8 de maio. “Hoje trabalham quatro mulheres, mas já chegou a ter 12 mulheres nesse ramo”, disse Glaucia Cristina, 26 anos, mãe de três filhos, moradora do bairro Eldorado, e que trabalha há dois anos como mototaxista. “A maioria dos meus clientes é dos bairros da Vila Guilherme, Vila Gumercindo e Eldorado”, disse Glaucia. Questionada sobre as dificuldades da profissão, ela disse que evita levar passageiros em dias de chuva para ruas que tem muita lama e buraco, pois é perigoso uma queda. Ela declarou também que não trabalha à noite por questão de segurança. Sobre os ganhos (a tarifa mínima é de R$ 3,50) Glaucia relatou que ganha o suficiente para suas necessidades. Já a amiga de Glaucia, Graziela Nascimento, 34 anos, relatou que trabalho há 12 anos com mototáxi (seria uma das mais antigas na profissão). “Praticamente estou nesse ramo desde que surgiram os mototáxis em Santa Isabel”, disse a Graziela, acrescentando “que na época estava desempregada, tentei o serviço, gostei, acabei ficando e estou até hoje trabalhando com moto”. Ela disse que não trabalha à noite nem sábado e domingo. Graziela falou que depois da legalização, melhorou muito o serviço de mototaxistas em Santa Isabel.  

VEREADOR MANO’S DE ARUJÁ ACOMPANHA REUNIÃO EM SANTA ISABEL


O vereador Odair Neres (Mano’s-PSB) também participou da reunião dos mototaxistas em Santa Isabel. Mano’s encaminhou um anteprojeto de lei dos mototaxistas para o prefeito Abel Larini (PR) para que ele estude a possibilidade de se implantar essa modalidade de transporte público em Arujá. Mano’s está coletando informações a respeito da lei. Mano’s disse que em caso de o projeto ser aprovado, que é de iniciativa do Executivo, além de o arujaense ter mais uma opção de transporte rápido e barato, ocorreria a criação de emprego e de renda para o município. Em 2009, o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) sancionou a Lei Federal dos mototaxistas, o que possibilita a todos os municípios do Brasil criar uma lei municipal do transporte individual sobre duas rodas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário