terça-feira, 6 de maio de 2014

DEZENAS DE TAXISTAS COMPARECEM NA SESSÃO DA CÂMARA PARA PROTESTAR CONTRA IMPLANTAÇÃO DE MOTOTAXI EM ARUJÁ

Foto ilustração de mototaxistas
Na sessão da Câmara de Arujá da semana passada, o vereador Odair Neris (Mano’s-PSB) disse na Tribuna que encaminhou ao prefeito Abel Larini (PR) um Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a implantação e regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros mototaxi. Esse anteprojeto que o vereador Mano’s enviou é baseado no projeto dos mototaxistas de Santa Isabel, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito isabelense no ano passado. Como se sabe, esse projeto é de autoria do Executivo. Se o prefeito enviar o projeto para a Câmara, os vereadores analisam e votam a favor ou contra. Se ele não mandar o projeto, o assunto morre. Como já tinha comentado nas redes sociais, é claro que o projeto é polêmico e que suscitaria desaprovação e descontentamento de pessoas que supostamente poderiam ser prejudicados com a hipotética implantação do serviço de mototaxi em Arujá.  Na sessão do dia 5 de maio, dezenas de taxistas, foram acompanhar a sessão da Câmara e protestar contra a suposta instalação do serviço de mototaxi no município. Na verdade, não existe nenhum projeto de lei na Câmara com esse fim. Segundo informações obtidas em off, o projeto não tem apoio nem do prefeito Abel Larini, e também de alguns vereadores de Arujá. Evidentemente que esse projeto não interessa também à Viação Arujá (concessionária do transporte público de Arujá) que perderia passageiros e dividendos, é evidente que pressões surgiriam. Segundo alguns vereadores é difícil que o prefeito Abel Larini envie esse projeto para a Câmara.      


CONHEÇA A LEI DO MOTOTAXI




A lei aprovada para os mototaxistas em Santa Isabel é bastante rigorosa. Aí vai um resumo da Lei de Santa Isabel. Os candidatos têm que ter acima de 21 anos de idade e no mínimo dois anos de habilitação para conduzir motos. Os interessados têm que provar que reside no município.  Os profissionais também deverão estar cadastrados como Micro Empreendedores Individuais (MEI) que oferece benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio doença e pensão para a família em caso de morte do contribuinte. A jornada de trabalho será no máximo de 12 horas. Os pontos dos mototaxistas na área central da cidade serão dotados de cobertura e assento. As motos terão padronização nas cores vermelha, e o uniforme dos mototaxistas também serão padronizados com faixas reflexivas na jaqueta. A moto tem que ter o “mato cachorro”, (armação de ferro que protege as pernas do condutor e do passageiro em caso de queda), antena apara pipas, além disso, por uma questão de higiene, o mototaxista terá que oferecer ao passageiro uma toquinha descartável para ser colocada na cabeça, antes de o capacete. Outra alternativa é o mototaxista utilizar um capacete  com revestimento de couro, que será higienizado com álcool e pano, na frente do cliente. Outra exigência da lei, é que as motos poderão ter no máximo 250 cc e no mínimo 125 cc, e no máximo cinco anos de uso. As motos deverão estar sempre limpas e higienizadas. 

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