sábado, 7 de janeiro de 2017

MORADORES DO PEDRA FALA QUEREM REDE DE ÁGUA, LINHA DE ÔNIBUS E PAVIMENTAÇÃO NOVA PARA ESTRADA DE ACESSO AO BAIRRO



Moradoras do Pedra Fala afirmam que bairro sempre esteve esquecido, e
pedem melhorias urgentes
Uma comunidade da zona rural de Arujá pede socorro à prefeitura. Denominada Pedra Fala, vizinho do bairro Mirante, o pequeno lugarejo fica encravado em uma área verde, próximo da divisa com o município de Santa Isabel. As famílias informaram à reportagem que o local não possui rede de água, não possui rede de esgoto, além de linha de ônibus municipal. Os moradores também estão desconectados da rede mundial de computadores. Segundo informações da população local, os funcionários da empresa de telefonia, informaram que lá não existe cobertura do sinal.
Outra reclamação é a situação da Estrada José Rodrigues Barbosa que dá acesso ao bairro. A estreita e sinuosa estrada, com declive forte, ladeada por mata densa está danificada, o asfalto apresenta muitos buracos. Além disso, as laterais da via estão tomadas pelo mato.
“Moro aqui há 18 anos”, disse Neuza de Oliveira, 53 anos. “O maior problema do bairro é a falta de rede água. Aqui os moradores se servem de água de poço, apesar de que nem todas as famílias têm poço, ou de uma mina de água. Ocorre que a água de poço não presta, tem gosto ruim. Para beber e fazer comida a gente compra água, (garrafão de 20 litros)”.
Apesar de os moradores beberem a água de uma mina – aparentemente a água é limpa – nunca foi realizada uma análise para saber se é contaminada ou potável.
As famílias informam que solicitaram várias vezes para a prefeitura de Arujá e para a Sabesp, a extensão de rede de água, mas até hoje nada. “A rede de água está aqui perto, a gente não entende porque a Sabesp não amplia até a vila”, disse Kelly Cristina, 32 anos, mãe de três filhos menores de idade, que reside no Pedra Fala há 16 anos.
Estrada que dá acesso ao bairro se encontra em péssimo estado de 
conservação
Outro problema grave, segundo relatos das famílias, não tem linha de ônibus municipal que atende o bairro. As donas de casa argumentam que a estrada é estreita, com declive forte e curvas fechadas, mas um micro ônibus desceria até a vila tranquilamente.
“Quem tem carro tudo bem, quem não tem é obrigado a andar a pé pelo menos meia hora e enfrentar uma forte subida até o ponto final do bairro Mirante para acessar o ônibus municipal que vai para o centro da cidade”. Os moradores lembraram que só em época de eleições os políticos visitam o Pedra Fala. De acordo com relatos, justamente o prefeito eleito José Luiz Monteiro não visitou a Pedra Fala na eleição do ano passado.


Resposta da Sabesp não convence, e prefeitura silencia com relação ao transporte coletivo

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arujá e com a Sabesp. A companhia de saneamento, afirma o seguinte: “A Sabesp informa que o bairro do Pedra Fala, está localizado em área de proteção de manancial e a companhia é legalmente impedida de implantar infraestrutura de saneamento no local”. A prefeitura de Arujá respondeu o seguinte: “Sobre os problemas relacionados no Pedra Fala, informamos que parte do bairro é atendida por rede de água e que o restante será discutido entre a prefeitura e a Sabesp. Os problemas de buraco e vegetação serão resolvidos nos próximos dias por estarem dentro da programação de atividades da Secretaria de Serviços”. Com relação ao transporte coletivo que não existe no Pedra Fala, a prefeitura nada disse. A resposta da Sabesp não convence, pois, em tese, a Sabesp já teria cometido crime ambiental em área de preservação, tendo em vista, que a poucos metros do local onde os moradores pedem rede de água, já existe a rede, era só fazer uma pequena extensão. Toda a região do Pedra Fala é área de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário