quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DIA 5 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DA SAÚDE; DÁ PRA COMEMORAR ESTA DATA EM ARUJÁ?

Pronto Atendimento de Arujá

A data rememora o dia do nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz. Além da inestimável contribuição na erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola no início do século XX, Oswaldo Cruz contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no Brasil. Naturalmente, a data também é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a saúde dos brasileiros e o sistema de saúde no nosso país.

Dá para comemorar esta data em Arujá? A reclamação da população com relação ao sistema público de Saúde de Arujá parece ser tão antigo quanto o próprio município. Afinal, Arujá sempre foi desmazelado e atrasado na questão da saúde pública municipal, em que pese o prefeito não perder oportunidade em dizer que se orgulha de o município ter o melhor IDH da região. Apesar de o atual prefeito se encontrar no quarto mandato, e, se levarmos em conta que o município não tem Santa Casa, não tem um Hospital e nem um Pronto Socorro, os fatos se explicam por si só. Arujá, em matéria de saúde pública depende da boa vontade dos outros municípios, pois, qualquer acidente ou problema de saúde um pouquinho mais grave com seus munícipes, o paciente tem que ser transferido. E o problema reside justamente aí.  

As cidades denominadas de referência, não querem mais receber pacientes de Arujá, o certo, diz o Governo do Estado, é cada cidade ter seu hospital e tratar seu paciente. Então é normal, enfermos, com problemas sérios de saúde ou acidentados, permanecerem “encostados” semanas a fio no Pronto Atendimento de Arujá (PA) a espera de um Hospital caridoso de uma cidade da região que atenda aquela criatura. Têm pacientes de Arujá na lista de espera que aguardam há mais de dois anos por cirurgia ortopédica em Hospitais da região ou de São Paulo. Até o final do ano passado, mais de 300 pacientes de Arujá aguardavam chamada para serem operados na área de ortopedia.

O serviço público de saúde de Arujá é terceirizado, a atual empresa (CEJAM) que presta serviço nos dois PAs e na Maternidade de Arujá é fonte constante de reclamações: negligência médica (normalmente nesses casos, são confeccionados Boletins de Ocorrências pelas famílias), demora no atendimento, demora em transferir paciente com doença grave, além disso, a população se queixa de falta de remédios e médicos especialistas.

No Legislativo de Arujá é comum os vereadores fazerem denúncias do descaso da saúde pública no atendimento aos pacientes. Na última sessão da Câmara realizada no dia 3 de agosto, o vereador Paraíba Car (PSDC) disse que Arujá tem vários médicos fantasmas. Também já foi denunciado por vereadores na Tribuna da Câmara que os médicos dos Prontos Atendimentos não cumprem carga horário, eles simplesmente atendem os pacientes que estão na fila de espera e vão embora.  De fato, falta muito para a saúde municipal melhorar em Arujá. Ano que vem tem eleições municipais, e de novo veremos a ladainha por parte do atual mandatário de que será construído um Hospital em Arujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário