quarta-feira, 5 de agosto de 2015

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 5 DE AGOSTO



Carmem Miranda
ATENTADO DA RUA TONELEIRO: O Atentado da Rua Tonelero é o nome dado à tentativa de assassinato cometido contra o jornalista e político Carlos Lacerda, ocorrida na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da Rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro. Ganhou importância histórica por se tornar o fato que constituiu o marco da derrocada do presidente da República Getúlio Vargas, que culminou com o seu suicídio, dezenove dias depois.

PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL: Nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República brasileira. Deodoro nasceu no dia 5 de agosto de 1827 em Alagoas, e morreu no dia 23 de agosto de 1892 aos 65 anos no Rio de Janeiro. Ele governou o país de 15 de novembro de 1889 até 23 de agosto de 1892.  

OSWALDO CRUZ: Nascimento do médico Oswaldo Cruz, Diretor Geral de Saúde Pública no Brasil, a partir de 1903. Ele foi cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, combatendo epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica. O médico Oswaldo Cruz nasceu no dia 5 de agosto de 1872 em São Luiz do Paraitinga (SP) e faleceu no dia 11 de fevereiro de 1917, na a cidade de Petrópolis (RJ).

CARMEM MIRANDA: Morreu no dia 5 de agosto de 1955 uma das cantoras mais populares do Brasil no século XX, Carmem Miranda. Apesar de ter nascido em Portugal, ela fez sua carreira no Brasil e nos EUA. Carmem morreu de um ataque cardíaco fulminante em Beverly Hills, Califórnia (EUA) e foi sepultada no Rio de Janeiro. A artista nasceu em Portugal no dia 9 de fevereiro de 1909, e morreu no dia 5 de agosto de 1955 em solo americano, aos 46 anos de idade.

MARILYN MONROE: Morreu no dia 5 de agosto de 1962 a atriz e modelo Marilyn Monroe, aos 36 anos de idade. Marilyn Monroe – modelo, atriz e cantora – é considerada uma das mulheres mais bonitas de toda a história dos EUA. Cultuada como símbolo sexual, a artista morreu jovem em virtude de uma overdose de barbitúricos. Segundo a lenda, Marilyn Monroe teria sido amante do presidente americano John F. Kennedy. Marilyn nasceu no dia 1º de junho de 1926 em Los Angeles (Califórnia-EUA) e morreu no mesmo estado americano no dia 5 de agosto de 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário