segunda-feira, 17 de agosto de 2015

LAMBANÇA: VEREADORES QUE APROVARAM A TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, AGORA PEDEM SUA REVOGAÇÃO


A maioria dos vereadores que votou a favor da implantação da Taxa de Iluminação Pública em Arujá, voltou atrás e agora pede a revogação da lei. Lembrando que só três vereadores votaram contra – Rogério da Padaria (PT), Renato Caroba (PT) e Paraíba Car (PSDC). O vereador Gil do Gás – que votou a favor da taxa – apresentou uma Moção a favor da revogação da lei que criou a taxa. Gil do Gás, Mano’s, Castelo Alemão (vereador Wilson não compareceu para votar) que votaram a favor pediram da Tribuna a revogação da lei. A Moção aprovada nesta segunda-feira (17/08) não tem nenhum poder para acabar com a taxa, hoje a única pessoa que tem poder de revogar a taxa é o prefeito de Arujá.

A verdade é que a taxa de iluminação pública revelou ser cara demais, pois a taxa acompanhou o aumento da tarifa de energia elétrica. Famílias de baixa renda são as mais prejudicadas, comerciantes e donos de indústrias estão sendo penalizados com a exorbitante taxa, acrescentando que o comércio está se desaquecendo e a indústria está mandando funcionários embora, devido à crise econômica instalada no país, portanto, essa taxa veio na hora errada.

Outro fator que vale a pena citar é que a prefeitura de Arujá tem um orçamento robusto que daria para bancar a taxa, não havendo a necessidade de o prefeito confeccionar projeto de lei para impingir a taxa para a população, com o beneplácito dos vereadores.
Tanto é verdade que a prefeitura tem condições de arcar com a manutenção da Iluminação Pública através da sua própria arrecadação de impostos, que os vereadores pedem a revogação da lei. Obviamente se a lei for revogada, a prefeitura terá que se virar e bancar a manutenção da Iluminação dos logradouros públicos do município só com o orçamento.
A própria prefeitura estima que serão arrecadados quatro milhões de reais por ano com a cobrança da taxa. A impressão que dá é que o prefeito tem por único objetivo encher os cofres da prefeitura. Infelizmente é difícil acreditar que o prefeito revogará á taxa, só a população através de pressão poderá obter êxito nesta questão.

Um comentário:

  1. E o pior é que quando mais precisamos, nos dão um chá de cadeira. Aqui no bairro Arujamérica estamos a quase 1 mês sem iluminação pública, após um caminhão passar e arrancar os cabos de telefone e derrubar o poste. A Elektro veio e fez a troca do poste, mas não colocaram o braço de sustentação nem a lâmpada, e ainda tem outros dois postes que estão com as lâmpadas queimadas devido ao ocorrido. Ao entrar em contato com a prefeitura, eles alegaram que a Elektro deveria ter deixado como estava antes, ou seja com a iluminação, mesmo assim a pessoa que me atendeu pegou o endereço e tudo mais e falou que iria passar para o técnico responsável, mas até agora não apareceu ninguém. É um descaso total

    ResponderExcluir