quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FATOS HISTÓRICOS DOS DIAS 26, 25, 23 e 22 DE AGOSTO


Programa Jovem Guarda da Rede Record de Televisão no final dos anos
 1960
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS HOMENS E DO CIDADÃO: No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento defende a propriedade privada, institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal, ou seja, os direitos naturais e sagrados do homem.

JÂNIO QUADROS: No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia ao cargo de Presidente da República sete meses após assumir, através de eleições democráticas. As justificativas para a atitude seriam “as forças ocultas”. João Goulart, seu vice, assume o cargo.

NIETZSCHE: Morre no dia 25 de agosto de 1900 na Alemanha, Friedrich Wilhelm Nietzsche. O alemão foi filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX, mas ficou mundialmente famoso por vários de livros publicados de filosofia. Ele nasceu no dia 15 de outubro de 1844 em Röcken, Alemanha.

VICENTE CELESTINO: Morre em São Paulo aos 73 anos, no dia 23 de agosto de 1968, Vicente Felipe Celestino, um dos grandes cantores do Brasil. Vicente nasceu no Rio de Janeiro no dia 12 de setembro de 1894.

JUSCELINO KUBITSCHEK: Morre no dia 22 de agosto de 1976 aos 74 anos, o ex-presidente do Brasil JK. Juscelino governou o país de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961. A morte de JK foi em decorrência de um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra no município de Resende (RJ) onde morreu também seu motorista particular. JK nasceu no município de Diamantina no dia 12 de setembro de 1902.

JOVEM GUARDA: Estreia no dia 22 de agosto de 1965 na Record, o Programa Jovem Guarda. O que era para ser “tapa buraco” na grade da Record acabou se transformando num dos programas de auditório de maior sucesso na história da televisão brasileira. O programa substituiu às pressas o espaço que ficou do futebol ao vivo, que fora proibido por estar afugentando torcedores dos estádios. O programa Jovem Guarda era apresentado pelos cantores e compositores Wanderléia, Erasmo Carlos e Roberto Carlos. O Programa saiu do ar em junho de 1968. Na foto: Programa Jovem Guarda na Record de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário