quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 13 DE AGOSTO


Hotel Copacabana Palece no Rio de Janeiro
MURO DE BERLIM: Em 13 de agosto de 1961, soldados soviéticos começam a construção do Muro de Berlim. Em 1949, surgia a República Federal Alemã e a República Democrática da Alemanha. Em 1961, o governo da RDA constrói o muro, para evitar a fuga da população para o lado ocidental da cidade, controlado pelas forças americanas.

UNE: No dia 13 de agosto de 1937 é fundado no Rio de Janeiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que foi criada para defender os interesses dos estudantes, e que ao longo dos tempos também se tornou uma entidade que sempre lutou a favor da democracia.

FIDEL ALEJANDRO CASTRO RUZ: No dia 13 de agosto de 1926, nasce em Cuba, Fidel Castro, que ficaria mundialmente famoso quando no final dos anos 1950, assumiu a presidência de Cuba, depois de uma revolução armada.

ALFRED JOSEPH HITCHCOCK: Nasce em Londres (Inglaterra) no dia 13 de agosto de 1899, o premiado cineasta Alfred Hitchcock. Ele é considerado o maior mestre dos filmes de suspense. Hitchcock morreu no dia 29 de abril de 1980, aos 80 anos na Califórnia (EUA).

MIGUEL ARRAES DE ALENCAR: Morre em Recife (PE) no dia 13 de agosto de 2005, aos 89 anos Miguel Arraes. O lendário político nordestino foi deputado estadual e federal, foi prefeito de Recife e governador por três vezes pelo Estado de Pernambuco.

EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS: Morre no dia 13 de agosto de 2014 Eduardo Campos, na cidade de Santos (SP). O neto de Miguel Arraes, candidato a presidente da República, estava em campanha e se dirigia para a cidade de Santos quando o avião em que estava sofreu uma queda. Eduardo Campos morreu aos 49 anos. Ele nasceu no dia 10 de agosto de 1965, Recife (PE) onde foi sepultado.


COPACABANA PALACE: É inaugurado no Rio de Janeiro no dia 13 de agosto de 1923, o Hotel Copacabana Palace, que viria a se tornar um dos hotéis mais glamorosos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário